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Arquivado por May, 2012

O Mel na Nossa Alimentação

Escrito por Jason Dias Silva on . Postado em Saúde

Mel na alimentação é garantia de vida saudável
Adicione o mel à sua alimentação e tenha uma vida mais saudável

Diabéticos devem evitar o mel para não
desequilibrar as taxas de açúcar no sangue
Foto: Dreamstime

Diabéticos devem evitar o mel para não
desequilibrar as taxas de açúcar no sangue
Foto: Dreamstime

Basta a gripe dar as caras para a gente correr para a cozinha e preparar um chá com… mel!

O expectorante néctar das abelhas reergue a gente e prepara o corpo para se defender de infecções. Isso graças à alta taxa de açúcar, que nutre e dá muita energia. O mel também fortalece o sistema nervoso e é um excelente antisséptico e antibiótico.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, ele tem mais de 70 substâncias essenciais ao organismo, o que o torna o alimento mais completo que existe na natureza. Sorte a nossa, que podemos adicionar essa delícia às nossas vidas.
5 efeitos desse doce remédio

Veja por que o mel fortalece o corpo e aprenda a adicioná-lo à sua dieta

Combate gripes, resfriados e dores de garganta
● Tome 1 colher (sopa) pela manhã e outra à noite. Para completar, beba também chá de alho, limãocravo, canela e mel.

Protege de infartos e reduz o colesterol
● Substitua a geleia do pão por uma pasta de mel e canela em pó.

Previne a anemia
● Consuma 1 colher (sopa) duas vezes ao dia.

Acalma e combate a insônia
● Beba 2 colheres (sopa) antes de dormir.

Cura feridas e queimaduras
● Limpe o local com água e, em seguida, passe um pouco de mel na região machucada.
oS 3 tipos de mel mais conhecidos

Saiba para que os tipos de mel são indicados

1. De flor de eucalipto
● Como é
Escuro, tem gosto forte.
● Indicado para
Aliviar tosse e sintomas de resfriado, bronquite, sinusite e dor de garganta.

2. De flor de laranjeira
● Como é
Claro e perfumado, é um dos mais saborosos.
● Indicado para
Acalmar, combater a insônia, regular o intestino e prevenir cãibras.

3. De flor do campo (silvestre)
● Como é
A cor e o gosto variam, de acordo com a variedade das plantas que o originaram.
● Indicado para
Soltar o intestino e eliminar toxinas do organismo.

A dose certa por dia

Duas colheres (sopa) são suficientes para aproveitar todos os benefícios que o mel pode trazer à nossa saúde. Se passar da dose, você pode ganhar uns quilinhos! Crianças a partir de um ano podem consumi-lo sem risco de alergia.

Publicado
Conteúdo do site ANAMARIA

Como evitar lesões desportivas

Escrito por Jason Dias Silva on . Postado em Saúde

Quem pratica algum tipo de esporte ou algum exercício físico com regularidade já deve estar acostumado com as lesões musculares. Elas podem ocorrer por varios motivos, como pancadas, sobrecargas, ou seja, excesso de esforço físico, má postura tec.

A grande maioria dos atletas já estão acostumados com esse problema, mas saiba que tem muita gente que não pratica nenhum tipo de atividade física que também sofre com esse mal.

Para evita-lo a pessoa deve tomar alguns cuidados, como corrigir a sua postura, principalmente se a ela trabalha sentada o tempo todo, fazer alongamentos diários, dentre outras coisas. Tomando a devida atenção nesses detalhes que parecem ser pequenos, tenho certeza que você irá viver com muito mais conforto e qualidade de vida.

A grande maioria das lesões esportivas pode ser tratada com eficácia; após uma lesão, a maioria das pessoas pode recobrar um nível satisfatório de atividades físicas. Muitas lesões esportivas podem ser evitadas se os atletas tomarem algumas precauções.

Algumas orientações para evitar lesões esportivas:

Executar exercícios de aquecimento antes de praticar um esporte.
Sempre alongar os músculos antes de uma partida ou de um exercício.
Ao alongar, não flexionar os joelhos. Manter as solas dos pés bem apoiadas no chão.
Utilizar calçados adequados que sejam estáveis e absorvam impacto.
Fazer exercícios sobre superfícies macias e planas. Evitar asfalto e concreto.
Ao dobrar os joelhos, não inclinar mais que 90 graus.
Ao saltar, cair com os joelhos dobrados.
Desaquecer após um jogo intenso ou sessão de treinamento. Desta forma, a pulsação irá diminuir de forma gradual.
Não exercer esforço excessivo.

Qualquer pessoa que pratica exercício está em risco potencial de sofrer uma lesão esportiva. Mas, alguns grupos têm risco maior e devem tomar algumas precauções adicionais.

Adultos:
Evitar tornar-se um “guerreiro de final de semana”. Distribuir exercícios durante toda a semana.
Aprender a praticar todos os esportes de forma correta, reduzindo o risco de lesões “resultantes de excesso”.
Utilizar equipamentos e acessórios de proteção.
Conhecer os limites do corpo.
Aumentar o nível de exercício de forma gradual.
Executar trabalho de flexibilidade, força e cardíaco
Pais e treinadores:
Agrupar as crianças por seu nível de destreza e compleição física e não por idade, principalmente nos esportes de contato.
Treinar a criança em um esporte que ele/ela goste e que lhe seja adequado.
Certificar-se de que a criança passe por uma avaliação física antes de começar um esporte.
Não permitir que uma criança lesionada jogue.
Levar a criança ao médico, se necessário.
Garantir um ambiente seguro para a prática de esportes

Crianças:
Ter as capacitações físicas adequadas, antes de praticar um determinado esporte.
Passar por uma avaliação física antes de iniciar qualquer tipo de prática.
Seguir as regras do jogo.
Utilizar corretamente os equipamentos de proteção.
Não jogar quando estiver cansado ou com dor.
Sempre se aquecer antes de jogar.
Sempre desaquecer após jogar.

Mulheres:
Além de tomar as precauções acima, as mulheres devem focar a força muscular e preparo físico. Também é importante manter peso corporal normal e evitar exercícios extenuantes pois isto pode afetar seu ciclo menstrual.

A importância de uma alimentação saudável

Escrito por Jason Dias Silva on . Postado em Saúde

A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre bom. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos.

O grande avanço da ciência na área da nutrição transformou o simples ato de comer em uma ferramenta poderosa na promoção da saúde. A cada dia são descobertos novos nutrientes aptos a atuar diretamente no organismo. O desenvolvimento de alergias alimentares, manifestação de doenças articulares, existência de quadros recorrentes de doenças respiratórias e manifestações auto-imunes podem ser um alerta de que sua alimentação não está apropriada. Além disso, as necessidades da vida moderna, associadas a uma alimentação inadequada, levam ao aumento excessivo de peso e ao conseqüente surgimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.

Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, contribuir para uma gestação plena e saudável e lidar com as alterações naturais do envelhecimento.

Alimentação saudável promovendo saúde e bem-estar em qualquer estágio de vida.

Corpo Humano, Maquina Perfeita

Escrito por Jason Dias Silva on . Postado em Saúde

O seu corpo é uma máquina perfeita
O corpo humano é uma máquina perfeita. De alguma forma, ele avisa quando não está em condições de agir com eficiência ou quando algo não anda bem. Precisamos saber sentir e entender estes sinais.
Temos a obrigação de conservar a saúde e o bem estar para manter esta máquina funcionando. E os exercícios físicos são essenciais nesta luta. Não adianta passar o ano sem fazer exercícios e querer entrar em forma nos últimos três meses. Para ter uma boa saúde, qualidade de vida e também ter um corpo legal e conseguir todos os benefícios que a atividade física pode proporcionar, você deve manter uma regularidade nos exercícios.

A vida moderna nos conduz a preguiça, e você verá que o seu corpo tem muitas oportunidades de ficar inativo por conta disto. Quanto menos atividade você fizer, mais o seu corpo enferruja e menos estímulos ele terá. O nível de toxinas irá aumentar e o resultado é que você ficará mais pesado e mais letárgico.
Algumas pessoas fazem tudo errado, ou seja, fazem um regime excessivo, comem poucas vezes ao dia, comem muito alimento industrializado, não conseguem reservar um tempinho para os exercícios. Estas pessoas não conseguem emagrecer, não conseguem ter uma qualidade de vida, nem ter um corpo que elas gostem, muito menos ter uma boa saúde.

Seja duro consigo mesmo, imponha regras para você, se discipline. Afinal trata-se da sua saúde e só depende de você melhorá-la ou desprezá-la e depois sofrer as conseqüências. O seu trabalho é de fato mais importante do que a sua saúde?
Às vezes é difícil imaginar como encaixar reeducação alimentar e exercícios no seu dia-a-dia que é tão corrido, mas é essencial encontrar um tempinho e ser persistente, pois estar em boa forma trará benefícios para todos os aspectos da sua vida.
Não adianta montar um esquema de exercícios impraticáveis ou inadequado. Comece devagar, com atividades mais fáceis para que seu corpo vá se adaptando. Siga um programa de preferência exclusivo a você, levando em conta os seus objetivos, nível de condicionamento e tempo disponível. Lembre-se de que ter um acompanhamento de um bom profissional é imprescindível e muito importante, pois permite a você treinar com eficiência e segurança à sua saúde.

Daniela Nardi
Acadêmica de Educação Física

Natação

Escrito por Jason Dias Silva on . Postado em Saúde

Beneficios :
Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes trazendo óptimos benefícios para o organismo, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios[1], também é a única actividade física indicada para menores de 3 anos.

Recreaçâo :
Como atividade recreativa, a natação é muito difundida. Muitos nadadores entram na água apenas para se divertir, tanto em piscinas artificiais como nos mares, lagos e rios.

Embora os estilos de natação também sejam utilizados no lazer, é muito comum que os nadadores recreativos utilizem estilos menos técnicos, geralmente mantendo a cabeça fora de água.

Todos nós já ouvimos falar que a natação é um dos esportes mais completos, você sabe por quê? A natação ajuda no desenvolvimento físico e mental, melhora o condicionamento através da estimulação dos sistemas cardiovascular e respiratório, além de propiciar uma simetria de movimentos entre braços e pernas.

Essa movimentação simultânea de braços e pernas desenvolve a coordenação e a lateralidade. Por ser uma atividade que não oferece impacto, possui mínimo risco de lesão, isso faz com que ela seja indicada para inúmeros casos dentre eles o EMAGRECIMENTO E A MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA.

No trabalho de emagrecimento, a natação caracteriza-se como a parte aeróbica, ou seja, uma atividade com ritmo constante onde a FC ( Freqüência Cardíaca ) deve manter-se dentro da zona de treinamento específica para este objetivo (ver artigo sobre FC ). Isso não quer dizer que a oscilação de FC seja inadequada, ela pode ocorrer dentro de um programa de trabalho onde haja também intervalos específicos à intensidade do esforço executado. A aula pode ser intervalada, circuitada, com picos de velocidade e intensidade. Nesses tipos de aula a FC não será constante porém ela deve ser controlada para que o trabalho realizado não tenha seu objetivo final modificado. O importante é que o programa elaborado respeite a individualidade de cada um, uma aula até pode ser coletiva mas, deve-se levar em conta a limitação de cada aluno.

Se você ainda não sabe nadar, essa atividade não apresentará características de um treinamento, pois ela não será constante. Se esse for o seu caso opte por uma caminhada ou uma bicicleta.

O importante é que no seu programa de emagrecimento haja também o trabalho paralelo de musculação, os benefícios da combinação entre esses dois trabalhos (aeróbico e fortalecimento muscular ) já foram citados no texto anterior.

Se você buscar a natação apenas como melhora em sua qualidade de vida, além de todos os benefícios já citados, ela auxilia no relaxamento, alivia o stress, diminui a tensão, atua na recuperação de lesões e é um ótimo trabalho no tratamento de problemas respiratórios.

Dicas úteis para uma boa aula de natação:

1. Procure uma boa academia, ela deve ter ambiente agradável e descontraído.

2. Informe-se sobre a formação dos professores.

3. Antes do início de qualquer aula, faça uma avaliação física, ela é que vai determinar a FC alvo para o objetivo desejado.

4. Especifique para o seu professor qual o seu objetivo para que ele elabore um programa de trabalho adequado.

5. Torne seus hábitos diários mais saudáveis, alimente-se bem e respeite suas horas de sono, seu corpo precisa desse descanso.

6. Consulte um nutricionista para a prescrição de qualquer dieta.

7. Em caso de problemas com a saúde procure um médico.

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