• rio-salvador-slider

  • salvador-aracaju-slider

  • costa-do-dende-slider

Massoterapia como forma de relaxamento muscular e seus benefícios

Escrito por Jason Dias Silva on . Postado em Saúde

- Aumenta a percepção
- Aumenta a consciência corporal
- Aumenta o relaxamento
- Aumenta a circulação sanguínea, linfática e capilar
- Aumenta a capacidade respiratória
- Anti–stress
- Desportivo
- Estético
- Tonifica
- Equilibra física e mentalmente
- Estímulo muscular profundo e sensorial
- Estimula as terminações nervosas receptoras
- Diminui fibroses em músculos lesados, desenervados ou imobilizados
- Mantém o músculo nutrido, flexível e com vitalidade
- Melhora a elasticidade e a aparência da pele
- Libera mecanicamente aderência e fibrose das cicatrizes
- Aumenta o contato com o próprio corpo
- Alivia as dores
- Diminui fadiga muscular
- Traz energia, mantendo o corpo mais harmônico, com mais disposição e sensação de leveza.

A massoterapia é uma técnica de massagem que tem o poder de cura com as mãos pela aplicação de várias técnicas de manipulação de músculos e ossos, onde envolvem a aplicação de pressão fixa e dinâmica e apertar o movimentar partes do corpo com as mãos e dedos. A massoterapeuta pode usar também outras partes de seu corpo tais como antebraço, cotovelos ou pés. Estas técnicas afetam o sistema muscular, esquelético, circulatório, linfático, nervoso entre outros. O objetivo da massoterapia é bem claro, agir de forma positiva sobre a saúde e bem estar do cliente.

Com a massagem vários benefícios podem ser atribuídos para a saúde física e mental, como a redução de estresse, facilitação do relaxamento, redução do batimento cardíaco, redução da pressão sanguínea, melhoria da circulação sanguínea e linfática, relaxamento dos músculos, redução da dor crônica e melhoria da amplitude dos movimentos articulatórios. Os benefícios da massagem também podem se refletir em várias doenças como relaxamento global do corpo, músculos tensos, aliviar a dor do cansaço, aumentar a flexibilidade e amplitude de movimentos.

Ela também auxilia na recuperação de lesões e doenças, fortalece o sistema imunológico, reduzem dores de cabeça, melhora a tensão mental, melhora a concentração, melhora suas noites de sono. A técnica também é conhecida como um dos mais antigos métodos de tratamento, com referencias em textos com aproximadamente 4 mi anos. Na realidade a massoterapia é muito mais do que esfregar, ela é pressionar, apertar, bater, comprimir, vibrar, balançar, friccionar entre várias outras técnicas de massagem.

Uma boa massagem faz mais que apenas relaxar seus músculos? Para descobrir, pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, recrutaram 53 adultos saudáveis e aleatoriamente submeteram 29 deles a uma sessão de 45 minutos de intensa massagem sueca, e os outros 24 a uma sessão de massagem leve.
Foram inseridos cateteres intravenosos em todos os participantes, para que amostras de sangue fossem colhidas imediatamente após a massagem e novamente uma hora depois.

Para surpresa dos pesquisadores, patrocinados pelo Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, uma divisão do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, uma única sessão de massagem foi capaz de causar alterações biológicas em quem a recebia.

Os voluntários que foram submetidos a massagem sueca experimentaram reduções significativas nos níveis do hormônio do stress cortisol no sangue e saliva, e no nível de um outro hormônio que pode causar elevações de cortisol. Eles também tiveram aumento no número de linfócitos, os glóbulos brancos do sangue que fazem parte do sistema imunológico – responsável pelas defesas do corpo.

Os voluntários da massagem leve experimentaram elevações da oxitocina, um hormônio associado ao contentamento e à confiança, maiores que no grupo da massagem sueca, e reduções mais acentuadas de um hormônio que estimula as glândulas adrenais a liberar o cortisol.

O estudo foi publicado online em “The Journal of Alternative and Complementary Medicine”. O principal autor, Mark Hyman Rapaport, diretor de psiquiatria e neurociências comportamentais do Cedars-Sinai, afirmou que as descobertas são intrigantes e instigantes.

* Por Roni Caryn Rabin

Tags:, , , ,

Trackback para seu site.

Jason Dias Silva

Vegetariano desde dezembro de 1986 e partidário da filosofia de ahimsa, (não violência), com uma trajetória de vida monástica disciplinar durante 12 anos entre os anos de 1988 a 2000.

Escreva um comentário

Contatos