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Natação

Escrito por Jason Dias Silva on . Postado em Saúde

Beneficios :
Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes trazendo óptimos benefícios para o organismo, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios[1], também é a única actividade física indicada para menores de 3 anos.

Recreaçâo :
Como atividade recreativa, a natação é muito difundida. Muitos nadadores entram na água apenas para se divertir, tanto em piscinas artificiais como nos mares, lagos e rios.

Embora os estilos de natação também sejam utilizados no lazer, é muito comum que os nadadores recreativos utilizem estilos menos técnicos, geralmente mantendo a cabeça fora de água.

Todos nós já ouvimos falar que a natação é um dos esportes mais completos, você sabe por quê? A natação ajuda no desenvolvimento físico e mental, melhora o condicionamento através da estimulação dos sistemas cardiovascular e respiratório, além de propiciar uma simetria de movimentos entre braços e pernas.

Essa movimentação simultânea de braços e pernas desenvolve a coordenação e a lateralidade. Por ser uma atividade que não oferece impacto, possui mínimo risco de lesão, isso faz com que ela seja indicada para inúmeros casos dentre eles o EMAGRECIMENTO E A MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA.

No trabalho de emagrecimento, a natação caracteriza-se como a parte aeróbica, ou seja, uma atividade com ritmo constante onde a FC ( Freqüência Cardíaca ) deve manter-se dentro da zona de treinamento específica para este objetivo (ver artigo sobre FC ). Isso não quer dizer que a oscilação de FC seja inadequada, ela pode ocorrer dentro de um programa de trabalho onde haja também intervalos específicos à intensidade do esforço executado. A aula pode ser intervalada, circuitada, com picos de velocidade e intensidade. Nesses tipos de aula a FC não será constante porém ela deve ser controlada para que o trabalho realizado não tenha seu objetivo final modificado. O importante é que o programa elaborado respeite a individualidade de cada um, uma aula até pode ser coletiva mas, deve-se levar em conta a limitação de cada aluno.

Se você ainda não sabe nadar, essa atividade não apresentará características de um treinamento, pois ela não será constante. Se esse for o seu caso opte por uma caminhada ou uma bicicleta.

O importante é que no seu programa de emagrecimento haja também o trabalho paralelo de musculação, os benefícios da combinação entre esses dois trabalhos (aeróbico e fortalecimento muscular ) já foram citados no texto anterior.

Se você buscar a natação apenas como melhora em sua qualidade de vida, além de todos os benefícios já citados, ela auxilia no relaxamento, alivia o stress, diminui a tensão, atua na recuperação de lesões e é um ótimo trabalho no tratamento de problemas respiratórios.

Dicas úteis para uma boa aula de natação:

1. Procure uma boa academia, ela deve ter ambiente agradável e descontraído.

2. Informe-se sobre a formação dos professores.

3. Antes do início de qualquer aula, faça uma avaliação física, ela é que vai determinar a FC alvo para o objetivo desejado.

4. Especifique para o seu professor qual o seu objetivo para que ele elabore um programa de trabalho adequado.

5. Torne seus hábitos diários mais saudáveis, alimente-se bem e respeite suas horas de sono, seu corpo precisa desse descanso.

6. Consulte um nutricionista para a prescrição de qualquer dieta.

7. Em caso de problemas com a saúde procure um médico.

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Jason Dias Silva

Vegetariano desde dezembro de 1986 e partidário da filosofia de ahimsa, (não violência), com uma trajetória de vida monástica disciplinar durante 12 anos entre os anos de 1988 a 2000.

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