• rio-salvador-slider

  • salvador-aracaju-slider

  • costa-do-dende-slider

Respiração

Escrito por Jason Dias Silva on . Postado em Saúde

A maior parte de nós respira incorretamente: preenchemos com ar apenas a parte superior dos pulmões, estufando o peito e com isso, não conseguimos expulsar os gases tóxicos contidos nas partes média e inferior (além de absorver menos oxigênio e energia vital que a capacidade dos pulmões permite), ocasionando envelhecimento precoce da pele, dos órgãos e prejuízos para a eficiência mental e a saúde.

Por isso devemos reaprender a respirar com os bebês: ao inspirar eles estufam o abdome e ao expirar o contraem.

Ao respirar corretamente (respiração abdominal) você absorverá um excedente de energia vital no seu corpo e terá mais alegria, estrutura emocional e física para enfrentar as situações do dia-a-dia, ou seja, com menor stress e maior eficiência.

Mas infelizmente respiramos curto e rápido, ofegantes em meio à correria e stress diários. Mas por que começamos a respirar superficialmente, curto e rápido? Por defesa. Para sofrer menos.

Quando crianças os adultos nos repreendiam asperamente, batiam, gritavam, deixavam-nos com medo. Como respirávamos corretamente, absorvíamos muita energia vital e como ela é sinônimo de sensibilidade, sentíamos tudo intensamente, seja a felicidade, seja o sofrimento. Assim, inconscientemente começamos a respirar curto para absorver menos energia vital, diminuindo assim a nossa sensibilidade e conseqüentemente, o nosso sofrimento.

Esta estratégia, ao mesmo tempo em que fecha a porta para a percepção da infelicidade, também fecha para a da felicidade. Ficamos, então, com a nossa sensibilidade amortecida para a vida: não sentimos o sabor dos alimentos; não sentimos a alegria de estar vivos; não encontramos sentido na vida; não conseguimos amar o sexo oposto, nem desfrutar um dia a sós conosco mesmos.

Parece, portanto, que a vida quer que aprendamos a aceitar ambas as sensações, sabendo lidar com elas sabiamente.

E como a nossa felicidade interior está bloqueada, passamos a buscá-la fora de nós, através de um automóvel novo, de um apartamento novo, status, sucesso, respeito alheio, dinheiro ou um grande amor. Todavia a felicidade interior não precisa ser conquistada, mas apenas descoberta.

Portanto, a felicidade interior do tempo que éramos crianças ainda está em nós; apenas está bloqueada por mecanismos de defesa que o Shiatsu através do toque é capaz de afrouxar e finalmente dissolver. Afinal de contas, a felicidade é o estado de espírito natural do ser humano em equilíbrio com as suas energias e com o Universo.
A respiração é um ato automático do qual pouco se dá conta no dia a dia1. Pacientes com problemas respiratórios como asma e rinite alérgica, no entanto, respiram de maneira incorreta.

Respirar corretamente significa relaxar a musculatura superior do tórax e contrair o diafragma. Os pacientes asmáticos têm a cadeia inspiratória encurtada e utilizam a parte superior do tórax para respirar, o que faz com que o diafragma acabe por não exercer sua função corretamente. Isso desequilibra a musculatura e desalinha as linhas torácicas, trazendo consequências como escoliose (desvio lateral da coluna), postura cifótica (corcunda), hiperlordose (aumento de curvatura da região lombar) e ombros caídos. Muitas das alterações ocorridas no corpo influenciam diretamente a respiração, causando, por exemplo, obstrução brônquica 1.

Para reeducar a respiração e ajudar no tratamento clínico da asma, a técnica de fisioterapia chamada RPG é bastante indicada. Ela vai analisar o corpo do paciente como um todo e não apenas a parte que está desalinhada, e por meio de exercícios como alongamento, vai dar força e elasticidade à musculatura, além de corrigir o desequilíbrio muscular. O paciente então poderá sentir uma redução nas crises de asma e estará se prevenindo de futuras complicações. O médico fisioterapeuta dará também ao paciente orientações para as atividades diárias.
Postura e respiração corretas são importantes para a saúde e bem-estar do ser humano1.

Tags:, , , ,

Trackback para seu site.

Jason Dias Silva

Vegetariano desde dezembro de 1986 e partidário da filosofia de ahimsa, (não violência), com uma trajetória de vida monástica disciplinar durante 12 anos entre os anos de 1988 a 2000.

Escreva um comentário

Contatos